terça-feira, 20 de maio de 2014

Uruguai: catadores rechaçam edital de incineração de lixo


De acordo com a recente informação da imprensa a respeito da licitação em curso que vem impulsando desde o Poder Executivo e a Oficina de Planejamento e Orçamentos – OPP, cujo objetivo é a geração de energía a partir dos residuos, a Coordenação Pró Catadores – CPC, assinala que:
  1. Gerar energía a partir dos residuos leva imevitavelmente que os materias que hoje comercializam as industrias, intermediarios e Catadores, como por exemplo, papelão e os plásticos, desapareção do mercado, levando também a desapareçam desse mercado.
  2. Gerar energía a partir de residuos, seja qualquer tecnología utilizada, é a opção que menos quantidade de mão de obra ocupa.
  3. Gerar energía a partir dos residuos é uma tecnología de alto custo, porque é económicamente inviavel e precisará de subsidios de todos os uruguaios, o que se faria através das tarifas de Energia Eletrica.
  4. Gerar energía a partir dos residuos é atender só uma parte do problema, a disposição final, deixando de lado outros assuntos nada menores, por exemplo a coleta e o transporte, uma tarefa complexa e de alto custo, que não absorverá a empresa ganhadora da licitação, que reciberá uma comissão por tonelada de lixo recibida.
Pelo manifiesto, a CPC considera um profundo erro dar prioridade a geracão de energía a partir dos residuos. Em troca, propomos a elaboração de alcance nacional para a gestão social dos residuos em grande escala e em todo o país, com destino ao uso, reuso e reciclagem assim como a inclusão e formalização massiva de catadores. Desta forma, se substitui o trabalho em lixões públicos existentes em varios estados, onde trabalha homens e mulheres adultos, muitos menoresde idade, incluindo crianças, por postos de trabalho com dignidade desde o ponto de vista econômico, social, ambiental e cultural.

Montevideo, 15 de maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário