sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Reciclagem do óleo


Porque reciclar 

Você sabia que óleo de cozinha quando descartado de forma incorreta causa diversos impactos negativos ao meio ambiente?

O descarte pela pia, por exemplo, permite que o óleo chegue aos corpos d água contaminando e degradando todos os locais por onde passa.

Primeiro, o óleo de cozinha entope os encanamentos residenciais. O óleo gruda nas paredes das tubulações que passam a reter restos de alimentos ocasionando o entupimento. Além desse transtorno, o alimento acumulado nas tubulações atrai ratos e baratas para o estabelecimento. Em seguida, este óleo chega à rede publica de esgoto causando entupimentos em maiores proporções e gerando ainda mais transtornos e proliferação de vetores.

Nos rios, o óleo forma uma camada impermeabilizante na superfície que impede a passagem da luz do sol comprometendo o oxigênio existente e causando a morte dos peixes e da vegetação aquática.

Isso tudo deixa de acontecer assim que este óleo é encaminhado para o Instituto Triângulo, pois, através de alguns processos ele é transformado em um novo produto, sabão ecológico biodegradável, que se decompõe naturalmente e com maior facilidade por ter origem orgânica.


Como armazenar o óleo vegetal usado 

Para guardar este óleo depois de usado é simples:

• Espere o óleo esfriar na panela;

• Com a ajuda de um funil, despeje o óleo diretamente em uma garrafa PET ( as populares garrafas de refrigerantes);

• Em seguida feche a garrafa PET com a tampa, assim, não será exalado qualquer tipo de odor e a garrafa poderá ser guardada em qualquer local da cozinha sem atrair insetos, ratos ou baratas;

• Com um guardanapo de papel, limpe a panela em que foi preparado o alimento com óleo e faça o mesmo procedimento com funil e coloque este guardanapo no lixo orgânico;

• Quando a garrafa PET estiver cheia, leve para o Ponto de Troca mais perto de sua casa.

Por que a garrafa PET?

Em caso de acidente, como quedas, por exemplo, a garrafa PET é mais resistente. A tampa com rosca evita que o cheiro do óleo exale pela casa. Além disso, a garrafa PET também pode ser reciclada quando encaminhada para os coletores de óleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário