segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Experiência Modelo em Lages!

Muro de escola se transforma em horta e jardim em Lages


Falta de espaço não é mais desculpa para deixar de ter uma horta ou um jardim bem florido, seja em casa, apartamento ou instituições, basta usar a criatividade. Prova disso é a iniciativa dos professores e alunos da EMEB Nicanor Rodrigues Goulart, do bairro Bom Jesus. Eles confeccionaram uma horta suspensa e fizeram do muro da escola uma verdadeira área verde.
Os litros descartáveis foram reutilizados para abrigar as mudas de flores e hortaliças, como alface, radite, couve, beterraba, salsinha e cebolinha. Os próprios alunos plantaram as mudas e também serão eles os responsáveis pela manutenção da horta.

A escola não participava do projeto Hortas Escolares, da Secretaria de Educação de Lages, justamente por não ter espaço disponível, e foi uma das primeiras a inovar e buscar uma alternativa. “Agora todos estão muito empolgados com a novidade. É um tipo de horta viável e fácil de cuidar”, comenta a gestora Silvana Antunes da Silva.
A professora Adriana Derossi conta que a ideia surgiu durante uma aula sobre o meio ambiente, assistindo a um vídeo sobre o solo. “Observamos que poderíamos ensinar às crianças os cuidados com a terra e as plantas e ainda dar noções de sustentabilidade, através da reciclagem”.
Tudo é produzido de forma orgânica e em breve consumido pelos alunos, contribuindo para uma alimentação mais saudável. A compostagem (armazenamento de produtos orgânicos para usar como adubo para as plantas) será feita em latões de plástico. “Tudo que é descartado da cozinha da escola será reaproveitado”, diz Adriana.
Antes do lançamento do projeto, alguns pais participaram de uma oficina que ensinava a confeccionar a horta. “Esperamos que o resultado obtido na escola sirva de exemplo para os pais, e que eles também façam o mesmo nas suas casas”, finaliza a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário